3 de dezembro de 2012

16 provas de que Moisés escreveu o Pentateuco


Por Leandro Duarte

Muitos teólogos (e não teólogos também) discordam de que Moisés tenha escrito o Pentateuco. Finis Jennings Dake, em sua edição comentada da Bíblia (comercializada pela Editora Atos), introduz o livro de Gênesis expondo 16 provas de que Moisés realmente escreveu os cinco primeiros livros da Bíblia, livros que compõe também a Torah judaica. Eis abaixo os 16 argumentos:
  1. Deus ordenou que Moisés escrevesse um livro (Êx 17:14; 34:27).
  2. Moisés escreveu um livro (Êx 24:5-7; Nm 33:2; Dt 31:9).
  3. Ele chamou seu livro de o livro da aliança (Êx 24:7), o livro desta lei (Dt 28:58,61); e este livro da lei (Dt 29:20-27; 30:10; 31:24-26). Isso inclui todo o Pentateuco, que foi considerado pelos judeus um livro, com cinco partes.
  4. Cópias do livro de Moisés eram feitas para os reis (Dt:18-20).
  5. Deus reconhece o livro da lei como escrito por Moisés e ordenou que ele fosse a regra de conduta para Josué (Js 1:8; 8:30-35).
  6. Josué aceitou o livro da lei como sendo escrito por Moisés e copiou-o em dois montes (Dt 11:26-32; Js 8:30-35). Ele contribuiu com o livro, escrevendo, talvez, o último capítulo (Dt 34) sobre a morte de Moisés (Js 24:26).
  7. Josué ordenou a todo Israel que obedecesse ao livro da lei de Moisés (Js 23:6).
  8. Durante o período dos reis esse livro era a lei:
    - Davi o reconheceu (I Cr 16:40)
    - Salomão foi encarregado por Davi de mantê-lo (I Rs 2:3)
    - Ele foi achado e obedecido por Josias e Israel (II Rs 22:8-23:25; II Cr 34:14-35:18)
    - Josafá o ensinou a todo o Israel (II Cr 17:1-9)
    - Joiada, Amazias e Ezequias obedeceram a ele (II Rs 12.2; II Cr 23:11,18; II Rs 14:3-6; II Cr 25:4; II Cr 30:1-18).
  9. Os profetas se referem a ele como a lei de Deus escrita por Moisés (Dn 9:11; Ml 4:4).
  10. Tanto Esdras como Neemias atribuem o livro da lei a Moisés (Ed 3:2; 6:18; 7:6; Ne 1:7-9; 8:1,14,18).
  11. Cristo atribuiu toda a lei - todos os cinco livros do Pentateuco - a Moisés (Lc 24:27,44 com Gn 3:15; 12:1-3: Mc 12:26 com Êx 3; e Mc 7:10 com Êx 20:12; 21:17).
  12. Os apóstolos atribuiram a lei a Moisés (At 13:39; 15:1,5,21; 28:23).
  13. Por mais de 3500 anos, era consenso entre os estudiosos judeus e o povo comum que Moisés é o autor do Pentateuco. Os judeus de todos os tempos da história nunca questionaram isso.
  14. Escritores pagãos - Ticitus, Juvenal, Strabo, Longinus, Prophyry, Juliano e outros - concordam sem questionamento que Moisés escreveu o Pentateuco.
  15. Lideres religiosos entre os pagãos - Maomé e outros - o atribuem a Moisés.
  16. Evidências no próprio livro provam um autor:
    - O Pentateuco foi escrito por um hebreu que falava a língua hebraica e apreciava os sentimentos dessa nação. Moisés cumpria esse requerimento.
    - Foi escrito por um hebreu familiarizado com o Egito e a Arábia, seus costumes e cultura. Desde que os ensinos egípcios foram cuidadosamente ocultados para os estrangeiros, e eram somente para os sacerdotes e a família real, Moisés era o único hebreu conhecido que poderia cumprir esse requisito (At 7:22; Hb 11:23-29).
    - Há uma exata correspondência entre as narrativas e as instituições, mostrando que ambos são do mesmo autor.
    - A concordância no estilo dos cinco livros prova um único autor.
    - O próprio Moisés declarou claramente ser ele o escritor desta lei. Veja Êx 24:4; Nm 33:2; Dt 31:9,22.

    DAKE, Finis Jennings; Bíblia de Estudo Dake. 1.ed. Belo Horizonte: Atos, 2010. 3 p.

15 comentários:

  1. Ah tá... escreveu. Sei...

    http://peroratio.blogspot.com.br/2013/02/2013076-quando-o-sujeito-e-cabeca-dura.html

    ResponderExcluir
  2. Leia "A era da razão" por Thomas Paine. Na segunda parte do livro boas provas de que Moises de fato não escreveu o pentateuco. Assim como diversos outros livros da Bíblia não foram escritos por quem supõem-se que tenham sido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus que ele escreveu e entregou os seus mistérios aos inletrados, que usam a fé e não a razão, letrados que passam tempos de suas vidas querendo saber quem escreveu um determinado livro ou não, e muitos se deixam racionalizar pelos argumentos de terceiros e não se deixam ser tomados pelo sobrenatural de Deus. Como poderia Lucas ter dito que: vi satanas cair como um raio do céu; se ele ainda não era nem nascido? Como poderia o pai Abraão ter visto os dias de Jesus se ele já era morto? Como Moisés escreveu o pentateuco se ele ja era morto? Como João poderia ter escrito sobre os últimos dias, se ele ainda estava vivo? Os estudiosos ficam com seus estudos e suas teologias, mas os verdadeiros cristaos ficam com a revelação do Espírito de Deus.

      Excluir
    2. Glória a Deus que ele escreveu e entregou os seus mistérios aos inletrados, que usam a fé e não a razão, letrados que passam tempos de suas vidas querendo saber quem escreveu um determinado livro ou não, e muitos se deixam racionalizar pelos argumentos de terceiros e não se deixam ser tomados pelo sobrenatural de Deus. Como poderia Lucas ter dito que: vi satanas cair como um raio do céu; se ele ainda não era nem nascido? Como poderia o pai Abraão ter visto os dias de Jesus se ele já era morto? Como Moisés escreveu o pentateuco se ele ja era morto? Como João poderia ter escrito sobre os últimos dias, se ele ainda estava vivo? Os estudiosos ficam com seus estudos e suas teologias, mas os verdadeiros cristaos ficam com a revelação do Espírito de Deus.

      Excluir
  3. DEUTERONOMIO 1:1 - Como pôde Moisés ter escrito estas palavras se os críticos bíblicos declaram que este livro foi escrito muitos séculos depois?

    PROBLEMA: De acordo com este versículo, "são estas as palavras que Moisés falou"(Dt 1.1).
    Entretanto, muitos críticos afirmam que Deuteronômio foi escrito no terceiro século a.C, muito tempo após a época de Moisés.

    SOLUÇÃO: Há muitos argumentos em apoio à afirmação de que foi mesmo Moisés quem escreveu o livro de Deuteronômio.
    Primeiro, repetidas vezes este livro afirma que "são estas as palavras que Moisés falou", ou frase equivalente (1:1; 4:44; 29:1). Negar isso é dizer que o livro todo é uma fraude.
    Segundo, Josué, o sucessor imediato de Moisés, atribuiu o livro de Deuteronômio a este, quando escreveu a exortação que recebera de Deus, dizendo-lhe para "fazer segundo toda a lei que... Moisés... ordenou" (Js 1:7).
    Terceiro, o restante do AT atribui Deuteronômio a Moisés (cf. Jz 3:4; 1 Rs 2:3; 2 Rs 14:6; Ed 3:2; Ne 1:7; SI 103:7; Dn 9:11; Ml 4:4).
    Quarto, Deuteronômio é o livro da Lei mais citado no NT, freqüentemente com palavras do tipo "disse, na verdade, Moisés" (At 3:22), "já Moisés dissera" (Rm 10:19) ou "na lei de Moisés está escrito"(l Co 9:9).
    Quinto, ao resistir ao diabo (Mt 4:7,10) nosso Senhor citou o livro de Deuteronômio (6:13,16) como tendo a autoridade da Palavra de Deus. Também Cristo atribuiu a sua autoria a Moisés, em Marcos 7:10: "Moisés disse", ou quando não contestou as palavras dos saduceus, que disseram: "Moisés nos deixou escrito..." (Lc 20:28).
    Sexto, os detalhes geográficos e históricos do livro demonstram um conhecimento de primeira mão, que ninguém mais teria como Moisés.
    Sétimo, estudos aprofundados da forma e do conteúdo de alianças do Oriente Próximo indicam que Deuteronômio é da época de Moisés (veja Meredith Kline, Treaty of the Great King [Tratado do Grande Rei], Eerdmans, 1963).
    Além de tudo isso, as aparentes referências dentro do livro a um período posterior são facilmente explicadas (veja os comentários de Dt 2:10-12). Obviamente, o último capítulo de Deuteronômio, que se refere à morte de Moisés (capítulo 34), provavelmente foi escrito pelo seu sucessor Josué, conforme o costume da época.


    E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam então os cananeus na terra.
    Gênesis 12:6
    OU
    Abrão atravessou a terra até o lugar do Carvalho de Moré, em Siquém. Naquela época os cananeus habitavam essa terra.
    Gênesis 12:6 (NVI)

    É dito que naquele tempo os cananeus (descendentes de Canaã) estavam a habitar no Carvalho de Moré. No versículo anterior quando é falado que chegaram à terra de Canaã, esse era o local onde actualmente (quando foi escrito Génesis, etc) era a terra onde os habitantes cananeu ficaram fixos até que foram expulsos.
    Tudo isso escrito no tempo de Moisés.
    Por isso temos razões para crer que Moisés escreveu o Pentateuco.
    As objecções desse site são muito fraquinhos, talvez estudar sobre o assunto não seria má ideia para alguns que fazem essas objecções.

    ResponderExcluir
  4. Nem os judeus acreditam que foi Moisés nem sabem se houve só um Moisés... Mas os cristãos querem saber mais do pentateuco do que os escritores do mesmo...

    ResponderExcluir
  5. Quando o sujeito é cabeça dura, esquece, é cabeça dura e pronto
    _ Moisés escreveu o Pentateuco.
    _ Escreveu não.
    _ Escreveu.
    _ Olha só. Leia Deuteronômio 1,1 e 5...
    _ Que que tem?
    _ Moisés falou ao povo "do outro lado do Jordão"... Leu?
    _ Que que tem?
    _ Como "que que tem"? Moisés está falando em Moabe; Moisés não entrou em Canaã. Se quem está escrevendo está dizendo que Moisés está do outro lado do Jordão, então quem escreveu está em Canaã - como Moisés não entrou em Canaã, não tem jeito: Moisés não escreveu...
    _ Escreveu.
    _ Então tá.
    _ Escreveu. Só esse versículo que não...
    _ Hum... entendi. Então leia Gn 12,6.
    _ Que que tem?
    _ Leia.
    _ Hum...
    _ Naquele tempo, habitavam os cananeus na terra...
    _ Que que tem?
    _ Sabe ler não?
    _ Li, ué, naquele tempo...
    _ Ler e não se dar conta do que está lendo não é ler...
    _ Como assim?
    _ Ora, se quando Abraão estava lá, então havia cananeus na terra, isso quer dizer que quando o escritor está escrevendo, não tem mais cananeu lá. Quando os cananeus desapareceram de Canaã?
    _ Depois de Josué...
    _ Então...
    _ Moisés escreveu...
    _ É, você está certo. Moisés escreveu o Pentateuco, dentro da arca, enquanto o sol estava parado...
    _ Agora, sim! Aleluia, irmão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De autoria do Professor Osvaldo Luiz Ribeiro (http://peroratio.blogspot.com.br/)

      Excluir
    2. Cara com toda essa lógica me responde o seguinte quem veio primeiro o voo ou a galinha? Tem um cra que certa vez disse " todo mundo explica tudo como uma luz acende ou como um avião pode voar" te digo uma coisa eles tem Moisés e os profetas quem foi que disse isso?

      Excluir
  6. as pessoas ficam preocupadas em provar se a bíblia é real ou não, quem escreveu e tal, quando na verdade deviam estar atentas as perguntas que a bíblia deixa em aberto para irmos atras da verdade profunda como disse Paulo aos Corintios I;3 , para alguns a mensagem deve ser dada como a uma criança ( que toma leite) enquanto ele , Paulo, ja ingeria alimento sólido (verdade pura de Deus) , que verdade era essa, onde estão os vestígios dela, olhem esta na bíblia, os carros de fogo de Isaías, e o carro de fogo de Apolo (mitologia), as trasladações e visões ( o traslado de Enoch e sua vida na morada dos anjos), a Bíblia é real, mas ela é para criancinhas espirituais, Cresçam e vejam o Verdadeiro alimento....Não sejam céticos em achar que a humanidade começou na era de Adão, se até escritos já foram achados bem antes disso, Segundo o Livro de Urantia, Adão e Eva (esta que não nasceu de sua costela e possuía mesma autoridade que Adão), vieram de outra dimensão (lembrem que para Deus tudo é possível), e ja tinham vivido mais de quinze mil anos antes de virem para a Terra tentar concertar o que seus primeiros administradores fizeram errado, inclusive ,foram trazidos pelos melquisedeques.....Não percam tempo com discussões tolas, concentrem se em Deus e em suas maravilhas, Amam A Deus, Amem a si Mesmos e Amem seus Irmãos humanos.

    Deus os abençoe!!!! criancinhas kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. E disse-lhes:São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco:que convinha que se cunprinsse tudo o que de estava escrito na lei de Moises,e nos profetas,e nos salmos.Lc 24:44, santifica-os na verdade;a tua palavra é a verdade.João 17:17. Meus queridos JESUS esta voltando, não duvide da palavra de DEUS,QUEM CRE SERA SALVO QUEM NÃO CRE SERA CONDENADO, Voces tem uma alma que é muinto valiosa para DEUS e o diabo esta doido para tragar.

    ResponderExcluir
  8. a bíblia foi como um banheiro publico, todo que entra rabisca suas esquizofrenias...

    ResponderExcluir
  9. a bíblia foi como um banheiro publico, todo que entra rabisca suas esquizofrenias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alá Mateus, leio essa frase como sinônimo de outra que diz: O Papel aceita tudo. Sim, creio que isso é verdade. Vejo isso como um argumento favorável para veracidade da Bíblia, ou seja, se o papel aceita tudo, então, ele aceita também a verdade.
      Agora, sabe como você sabe que ela é ou não verdadeira, é bem simples: Experimente faça prova dela, a diferença da Bíblia para outros livros é que ela pede para ser provada, faça um teste: leia, estudo e ponhe em prática ai você vai saber por si mesmo se ela é esquizofrênica.
      Não são com argumentos lógicos que provamos que ela é verdadeira, mas sim na prática. Mesmo sabendo que argumentos são importantes. Bom dia.

      Excluir
  10. Olá a todos, bem eu creio que a maior parte do Pentateuco foi sim escrito por Moisés, creio também que ele usou outras fontes, como fontes orais, e documentos que ele tinha em mãos em sua época, principalmente quando falamos do livro de Gênesis. Agora mesmo sabendo que ele tenha sido o autor da maior parte do Pentateuco creio que algumas partes fora escrito por outro redator, pois, seria estranho Moisés ter registrado a sua própria morte. Não tenho dificuldades de crer que um outro redator tenho feito ajustes e concluído, o Pentateuco.
    Agora sigo a tradição Bíblica e Judaica, que atribuem a autoria a Moisés, Jesus ao sitar trechos do Pentateuco, atribui a autoria a Moisés, junto com Jesus temos Lucas, Paulo, Mateus, João. Além da tradição Judaica que também afirma.
    Os que tentam negar a autoria Mosaica, por mais que se esforcem para faze-lo, tem menos argumento para provar ao contrário, pois, usam como base a hipótese Documentaria, ou a teoria das fontes, que é tão complicada que mesmo os seus proponentes não entendem.
    Mais, deixo um desafio simples para quem não crê na autoria de Moisés: prove com fatos e evidencias que ele não escreveu.

    ResponderExcluir


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...