3 de dezembro de 2012

16 provas de que Moisés escreveu o Pentateuco


Por Leandro Duarte

Muitos teólogos (e não teólogos também) discordam de que Moisés tenha escrito o Pentateuco. Finis Jennings Dake, em sua edição comentada da Bíblia (comercializada pela Editora Atos), introduz o livro de Gênesis expondo 16 provas de que Moisés realmente escreveu os cinco primeiros livros da Bíblia, livros que compõe também a Torah judaica. Eis abaixo os 16 argumentos:
  1. Deus ordenou que Moisés escrevesse um livro (Êx 17:14; 34:27).
  2. Moisés escreveu um livro (Êx 24:5-7; Nm 33:2; Dt 31:9).
  3. Ele chamou seu livro de o livro da aliança (Êx 24:7), o livro desta lei (Dt 28:58,61); e este livro da lei (Dt 29:20-27; 30:10; 31:24-26). Isso inclui todo o Pentateuco, que foi considerado pelos judeus um livro, com cinco partes.
  4. Cópias do livro de Moisés eram feitas para os reis (Dt:18-20).
  5. Deus reconhece o livro da lei como escrito por Moisés e ordenou que ele fosse a regra de conduta para Josué (Js 1:8; 8:30-35).
  6. Josué aceitou o livro da lei como sendo escrito por Moisés e copiou-o em dois montes (Dt 11:26-32; Js 8:30-35). Ele contribuiu com o livro, escrevendo, talvez, o último capítulo (Dt 34) sobre a morte de Moisés (Js 24:26).
  7. Josué ordenou a todo Israel que obedecesse ao livro da lei de Moisés (Js 23:6).
  8. Durante o período dos reis esse livro era a lei:
    - Davi o reconheceu (I Cr 16:40)
    - Salomão foi encarregado por Davi de mantê-lo (I Rs 2:3)
    - Ele foi achado e obedecido por Josias e Israel (II Rs 22:8-23:25; II Cr 34:14-35:18)
    - Josafá o ensinou a todo o Israel (II Cr 17:1-9)
    - Joiada, Amazias e Ezequias obedeceram a ele (II Rs 12.2; II Cr 23:11,18; II Rs 14:3-6; II Cr 25:4; II Cr 30:1-18).
  9. Os profetas se referem a ele como a lei de Deus escrita por Moisés (Dn 9:11; Ml 4:4).
  10. Tanto Esdras como Neemias atribuem o livro da lei a Moisés (Ed 3:2; 6:18; 7:6; Ne 1:7-9; 8:1,14,18).
  11. Cristo atribuiu toda a lei - todos os cinco livros do Pentateuco - a Moisés (Lc 24:27,44 com Gn 3:15; 12:1-3: Mc 12:26 com Êx 3; e Mc 7:10 com Êx 20:12; 21:17).
  12. Os apóstolos atribuiram a lei a Moisés (At 13:39; 15:1,5,21; 28:23).
  13. Por mais de 3500 anos, era consenso entre os estudiosos judeus e o povo comum que Moisés é o autor do Pentateuco. Os judeus de todos os tempos da história nunca questionaram isso.
  14. Escritores pagãos - Ticitus, Juvenal, Strabo, Longinus, Prophyry, Juliano e outros - concordam sem questionamento que Moisés escreveu o Pentateuco.
  15. Lideres religiosos entre os pagãos - Maomé e outros - o atribuem a Moisés.
  16. Evidências no próprio livro provam um autor:
    - O Pentateuco foi escrito por um hebreu que falava a língua hebraica e apreciava os sentimentos dessa nação. Moisés cumpria esse requerimento.
    - Foi escrito por um hebreu familiarizado com o Egito e a Arábia, seus costumes e cultura. Desde que os ensinos egípcios foram cuidadosamente ocultados para os estrangeiros, e eram somente para os sacerdotes e a família real, Moisés era o único hebreu conhecido que poderia cumprir esse requisito (At 7:22; Hb 11:23-29).
    - Há uma exata correspondência entre as narrativas e as instituições, mostrando que ambos são do mesmo autor.
    - A concordância no estilo dos cinco livros prova um único autor.
    - O próprio Moisés declarou claramente ser ele o escritor desta lei. Veja Êx 24:4; Nm 33:2; Dt 31:9,22.

    DAKE, Finis Jennings; Bíblia de Estudo Dake. 1.ed. Belo Horizonte: Atos, 2010. 3 p.

34 comentários:

  1. Ah tá... escreveu. Sei...

    http://peroratio.blogspot.com.br/2013/02/2013076-quando-o-sujeito-e-cabeca-dura.html

    ResponderExcluir
  2. Leia "A era da razão" por Thomas Paine. Na segunda parte do livro boas provas de que Moises de fato não escreveu o pentateuco. Assim como diversos outros livros da Bíblia não foram escritos por quem supõem-se que tenham sido.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Glória a Deus que ele escreveu e entregou os seus mistérios aos inletrados, que usam a fé e não a razão, letrados que passam tempos de suas vidas querendo saber quem escreveu um determinado livro ou não, e muitos se deixam racionalizar pelos argumentos de terceiros e não se deixam ser tomados pelo sobrenatural de Deus. Como poderia Lucas ter dito que: vi satanas cair como um raio do céu; se ele ainda não era nem nascido? Como poderia o pai Abraão ter visto os dias de Jesus se ele já era morto? Como Moisés escreveu o pentateuco se ele ja era morto? Como João poderia ter escrito sobre os últimos dias, se ele ainda estava vivo? Os estudiosos ficam com seus estudos e suas teologias, mas os verdadeiros cristaos ficam com a revelação do Espírito de Deus.

      Excluir
    2. Glória a Deus que ele escreveu e entregou os seus mistérios aos inletrados, que usam a fé e não a razão, letrados que passam tempos de suas vidas querendo saber quem escreveu um determinado livro ou não, e muitos se deixam racionalizar pelos argumentos de terceiros e não se deixam ser tomados pelo sobrenatural de Deus. Como poderia Lucas ter dito que: vi satanas cair como um raio do céu; se ele ainda não era nem nascido? Como poderia o pai Abraão ter visto os dias de Jesus se ele já era morto? Como Moisés escreveu o pentateuco se ele ja era morto? Como João poderia ter escrito sobre os últimos dias, se ele ainda estava vivo? Os estudiosos ficam com seus estudos e suas teologias, mas os verdadeiros cristaos ficam com a revelação do Espírito de Deus.

      Excluir
  3. DEUTERONOMIO 1:1 - Como pôde Moisés ter escrito estas palavras se os críticos bíblicos declaram que este livro foi escrito muitos séculos depois?

    PROBLEMA: De acordo com este versículo, "são estas as palavras que Moisés falou"(Dt 1.1).
    Entretanto, muitos críticos afirmam que Deuteronômio foi escrito no terceiro século a.C, muito tempo após a época de Moisés.

    SOLUÇÃO: Há muitos argumentos em apoio à afirmação de que foi mesmo Moisés quem escreveu o livro de Deuteronômio.
    Primeiro, repetidas vezes este livro afirma que "são estas as palavras que Moisés falou", ou frase equivalente (1:1; 4:44; 29:1). Negar isso é dizer que o livro todo é uma fraude.
    Segundo, Josué, o sucessor imediato de Moisés, atribuiu o livro de Deuteronômio a este, quando escreveu a exortação que recebera de Deus, dizendo-lhe para "fazer segundo toda a lei que... Moisés... ordenou" (Js 1:7).
    Terceiro, o restante do AT atribui Deuteronômio a Moisés (cf. Jz 3:4; 1 Rs 2:3; 2 Rs 14:6; Ed 3:2; Ne 1:7; SI 103:7; Dn 9:11; Ml 4:4).
    Quarto, Deuteronômio é o livro da Lei mais citado no NT, freqüentemente com palavras do tipo "disse, na verdade, Moisés" (At 3:22), "já Moisés dissera" (Rm 10:19) ou "na lei de Moisés está escrito"(l Co 9:9).
    Quinto, ao resistir ao diabo (Mt 4:7,10) nosso Senhor citou o livro de Deuteronômio (6:13,16) como tendo a autoridade da Palavra de Deus. Também Cristo atribuiu a sua autoria a Moisés, em Marcos 7:10: "Moisés disse", ou quando não contestou as palavras dos saduceus, que disseram: "Moisés nos deixou escrito..." (Lc 20:28).
    Sexto, os detalhes geográficos e históricos do livro demonstram um conhecimento de primeira mão, que ninguém mais teria como Moisés.
    Sétimo, estudos aprofundados da forma e do conteúdo de alianças do Oriente Próximo indicam que Deuteronômio é da época de Moisés (veja Meredith Kline, Treaty of the Great King [Tratado do Grande Rei], Eerdmans, 1963).
    Além de tudo isso, as aparentes referências dentro do livro a um período posterior são facilmente explicadas (veja os comentários de Dt 2:10-12). Obviamente, o último capítulo de Deuteronômio, que se refere à morte de Moisés (capítulo 34), provavelmente foi escrito pelo seu sucessor Josué, conforme o costume da época.


    E passou Abrão por aquela terra até ao lugar de Siquém, até ao carvalho de Moré; e estavam então os cananeus na terra.
    Gênesis 12:6
    OU
    Abrão atravessou a terra até o lugar do Carvalho de Moré, em Siquém. Naquela época os cananeus habitavam essa terra.
    Gênesis 12:6 (NVI)

    É dito que naquele tempo os cananeus (descendentes de Canaã) estavam a habitar no Carvalho de Moré. No versículo anterior quando é falado que chegaram à terra de Canaã, esse era o local onde actualmente (quando foi escrito Génesis, etc) era a terra onde os habitantes cananeu ficaram fixos até que foram expulsos.
    Tudo isso escrito no tempo de Moisés.
    Por isso temos razões para crer que Moisés escreveu o Pentateuco.
    As objecções desse site são muito fraquinhos, talvez estudar sobre o assunto não seria má ideia para alguns que fazem essas objecções.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Pois é irmão Dario, os críticos não sabem a diferença de pretérito perfeito e imperfeito, quando diz que "Naquela época os cananeus habitavam essa terra", não quer dizer que agora não habitam mais, se fosse essa a intenção estaria escrito habitaRam, pretérito perfeito que indica o fim da ação, não habitaVam, pretérito imperfeito que não indica fim da ação.

      Excluir
  4. Nem os judeus acreditam que foi Moisés nem sabem se houve só um Moisés... Mas os cristãos querem saber mais do pentateuco do que os escritores do mesmo...

    ResponderExcluir
  5. Quando o sujeito é cabeça dura, esquece, é cabeça dura e pronto
    _ Moisés escreveu o Pentateuco.
    _ Escreveu não.
    _ Escreveu.
    _ Olha só. Leia Deuteronômio 1,1 e 5...
    _ Que que tem?
    _ Moisés falou ao povo "do outro lado do Jordão"... Leu?
    _ Que que tem?
    _ Como "que que tem"? Moisés está falando em Moabe; Moisés não entrou em Canaã. Se quem está escrevendo está dizendo que Moisés está do outro lado do Jordão, então quem escreveu está em Canaã - como Moisés não entrou em Canaã, não tem jeito: Moisés não escreveu...
    _ Escreveu.
    _ Então tá.
    _ Escreveu. Só esse versículo que não...
    _ Hum... entendi. Então leia Gn 12,6.
    _ Que que tem?
    _ Leia.
    _ Hum...
    _ Naquele tempo, habitavam os cananeus na terra...
    _ Que que tem?
    _ Sabe ler não?
    _ Li, ué, naquele tempo...
    _ Ler e não se dar conta do que está lendo não é ler...
    _ Como assim?
    _ Ora, se quando Abraão estava lá, então havia cananeus na terra, isso quer dizer que quando o escritor está escrevendo, não tem mais cananeu lá. Quando os cananeus desapareceram de Canaã?
    _ Depois de Josué...
    _ Então...
    _ Moisés escreveu...
    _ É, você está certo. Moisés escreveu o Pentateuco, dentro da arca, enquanto o sol estava parado...
    _ Agora, sim! Aleluia, irmão!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De autoria do Professor Osvaldo Luiz Ribeiro (http://peroratio.blogspot.com.br/)

      Excluir
    2. Cara com toda essa lógica me responde o seguinte quem veio primeiro o voo ou a galinha? Tem um cra que certa vez disse " todo mundo explica tudo como uma luz acende ou como um avião pode voar" te digo uma coisa eles tem Moisés e os profetas quem foi que disse isso?

      Excluir
  6. as pessoas ficam preocupadas em provar se a bíblia é real ou não, quem escreveu e tal, quando na verdade deviam estar atentas as perguntas que a bíblia deixa em aberto para irmos atras da verdade profunda como disse Paulo aos Corintios I;3 , para alguns a mensagem deve ser dada como a uma criança ( que toma leite) enquanto ele , Paulo, ja ingeria alimento sólido (verdade pura de Deus) , que verdade era essa, onde estão os vestígios dela, olhem esta na bíblia, os carros de fogo de Isaías, e o carro de fogo de Apolo (mitologia), as trasladações e visões ( o traslado de Enoch e sua vida na morada dos anjos), a Bíblia é real, mas ela é para criancinhas espirituais, Cresçam e vejam o Verdadeiro alimento....Não sejam céticos em achar que a humanidade começou na era de Adão, se até escritos já foram achados bem antes disso, Segundo o Livro de Urantia, Adão e Eva (esta que não nasceu de sua costela e possuía mesma autoridade que Adão), vieram de outra dimensão (lembrem que para Deus tudo é possível), e ja tinham vivido mais de quinze mil anos antes de virem para a Terra tentar concertar o que seus primeiros administradores fizeram errado, inclusive ,foram trazidos pelos melquisedeques.....Não percam tempo com discussões tolas, concentrem se em Deus e em suas maravilhas, Amam A Deus, Amem a si Mesmos e Amem seus Irmãos humanos.

    Deus os abençoe!!!! criancinhas kkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  7. E disse-lhes:São estas as palavras que vos disse estando ainda convosco:que convinha que se cunprinsse tudo o que de estava escrito na lei de Moises,e nos profetas,e nos salmos.Lc 24:44, santifica-os na verdade;a tua palavra é a verdade.João 17:17. Meus queridos JESUS esta voltando, não duvide da palavra de DEUS,QUEM CRE SERA SALVO QUEM NÃO CRE SERA CONDENADO, Voces tem uma alma que é muinto valiosa para DEUS e o diabo esta doido para tragar.

    ResponderExcluir
  8. a bíblia foi como um banheiro publico, todo que entra rabisca suas esquizofrenias...

    ResponderExcluir
  9. a bíblia foi como um banheiro publico, todo que entra rabisca suas esquizofrenias...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Alá Mateus, leio essa frase como sinônimo de outra que diz: O Papel aceita tudo. Sim, creio que isso é verdade. Vejo isso como um argumento favorável para veracidade da Bíblia, ou seja, se o papel aceita tudo, então, ele aceita também a verdade.
      Agora, sabe como você sabe que ela é ou não verdadeira, é bem simples: Experimente faça prova dela, a diferença da Bíblia para outros livros é que ela pede para ser provada, faça um teste: leia, estudo e ponhe em prática ai você vai saber por si mesmo se ela é esquizofrênica.
      Não são com argumentos lógicos que provamos que ela é verdadeira, mas sim na prática. Mesmo sabendo que argumentos são importantes. Bom dia.

      Excluir
    2. A bíblia é um livro manipulado como todos os outros livros que se dizem sagrados... Criada pra manipulação em massa mas aí vai ter pessoas que vão dizer? Ah mas tudo que ela diz acontecer no fim dos tempos está acontecendo!sempre aconteceu só não era divulgado como hoje com a rapidez da tecnologia mas desde o princípio ouve guerras, pestes,terremotos,irmão contra irmão etc. Já fui evangélico mas a bíblia não me convenceu

      Excluir
  10. Olá a todos, bem eu creio que a maior parte do Pentateuco foi sim escrito por Moisés, creio também que ele usou outras fontes, como fontes orais, e documentos que ele tinha em mãos em sua época, principalmente quando falamos do livro de Gênesis. Agora mesmo sabendo que ele tenha sido o autor da maior parte do Pentateuco creio que algumas partes fora escrito por outro redator, pois, seria estranho Moisés ter registrado a sua própria morte. Não tenho dificuldades de crer que um outro redator tenho feito ajustes e concluído, o Pentateuco.
    Agora sigo a tradição Bíblica e Judaica, que atribuem a autoria a Moisés, Jesus ao sitar trechos do Pentateuco, atribui a autoria a Moisés, junto com Jesus temos Lucas, Paulo, Mateus, João. Além da tradição Judaica que também afirma.
    Os que tentam negar a autoria Mosaica, por mais que se esforcem para faze-lo, tem menos argumento para provar ao contrário, pois, usam como base a hipótese Documentaria, ou a teoria das fontes, que é tão complicada que mesmo os seus proponentes não entendem.
    Mais, deixo um desafio simples para quem não crê na autoria de Moisés: prove com fatos e evidencias que ele não escreveu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Impossível Moisés ter escrito. Ele cita patriarcas usando camelos, só que esses animais só seriam domesticados em torno de 2000 a.C e utilizados como transporte de carga em torno de 1.000 a.C. Outra coisa, o encontro de Isaque com o filisteu Abimeleque é inverídico, os filisteus iriam se estabelecer em Canaã somente em torno de 1200 a.C. Se Moisés tivesse movimentado 600.000 pessoas no deserto, a arqueologia descobriria muito facilmente os vestígios desse êxodo. O A.T. foi praticamente todo escrito na época de Esdras e posteriormente do rei de Judá, Josias.

      Excluir
    2. Tenho minhas dúvidas, e sua resposta foi a mais coerente até agora. Pode me indicar mais fontes de pesquisa? Estou pesquisando sobre o assunto.

      Excluir
  11. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  13. Os judeus jamais estiveram no Egito. Os 70 (na verdade 72) judeus eruditos que escreveram os 5 1ºs livros o falsificaram. Eles (os eruditos judeus) jamais escreveriam estes livros em outras línguas. Tbém não havia vogais no alfabeto arcaico. Os sinais massoréticos foram criados posteriormente, depois da falsificação. De qualquer forma, está provado pela arqueologia que os judeus jamais estiveram no Egito. Eles eram escravos Kashan, bem longe do Egito. A família de José se juntou aos peregrinos que deixaram Kashan qdo passaram ao largo do Egito, mas eram poucas pessoas. Isto nada tem a ver com o Deus Único, de Abraão (Abraão, Isaque e Jacó (Israel).

    ResponderExcluir
  14. Grande artigo e concordo plenamente
    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Impossível Moisés ter escrito. Ele cita patriarcas usando camelos, só que esses animais só seriam domesticados em torno de 2000 a.C e utilizados como transporte de carga em torno de 1.000 a.C. Outra coisa, o encontro de Isaque com o filisteu Abimeleque é inverídico, os filisteus iriam se estabelecer em Canaã somente em torno de 1200 a.C. Se Moisés tivesse movimentado 600.000 pessoas no deserto, a arqueologia descobriria muito facilmente os vestígios desse êxodo. O A.T. foi praticamente todo escrito na época de Esdras e posteriormente do rei de Judá, Josias.

    ResponderExcluir
  16. Matrix pura isso aí! kkkk! Eu fui "evangélico" do tipo religioso de 1999 a 2008 e na época fazia parte de uma Obra (ICM) que dizia ter recebido "novas" revelações da Bíblia que chamavam de "Além da Letra". Ou seja, o SOLA SCRIPTURA não era suficiente. Então tudo era alegorizado e espiritualizado. Eu achava na época que a Bíblia tinha a resposta para tudo e para todos e que nessa denominação estava a salvação. Quem não fosse um Maranata estaria fora da Obra de Deus revelado aquele grupo, exatamente como pensam os TJ"s, os IASD's, os da CCB, entre outros grupos. Cada um com a sua interpretação, sem contar os Calvinistas que predestinam todo mundo e aí de quem duvidar, é um predestinado ao fogo do inferno. Enfim... Cadê a unanimidade tão fala, tão pregada, cadê o Corpo de Cristo. Deus está dividido? O Espírito Santo tem preferências por denominações? Tudo balela! O que se vê são homens enganando homens. Mas enfim... hoje eu tenho mais perguntas sem respostas do que antes quando não pensava. Exatamente isto! O povo não pensa, não questiona e vive com medo de pensar! Me respondam apenas uma perguntinha: Na época de Moisés havia papel para ele escrever tantos livros assim? Lembrando que até os 10 mandamentos foram dados por Deus em tabuas de pedras? E toda as história riquíssima em detalhes foram visões que ele teve? Se Deus revelou para ele e pediu para ele escrever um livro, seria escrito em pedras? E cadê esse livro? Bom se sumiu junto com a arca da aliança, então como é que chegou até nós esse monte de histórias? Histórias essas aliás idênticas às dos sumérios antigos, de textos similares Gregos e Egípcios? E por qual razão nem mesmo no Egito moderno existe uma só referência a existência de um Moisés? O debate aqui não é nem mesmo se ele escreveu mas se realmente existiu um Moisés Hebreu e um Êxodo? Vai saber né? Há quem prefira viver pela fé, já eu prefiro a razão! No fundo no fundo ninguém tem certeza de nada! Apenas o medo aprisionante das religiões cristãs que amam controlar as pessoas e sugar a gordura das ovelhas cegas! Pense nisto!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "No fundo no fundo ninguém tem certeza de nada! diz você."
      VOU TE DAR UMA CERTEZA INCONTEST: SUA "vidinha" DURARA NA FAIXA DE 70/80 ANOS, Ai você vai pro pau; você e sua "APOSTASIA & SOBERBIA". Você que se diz"PENSADOR"; Pense nisto: Por mais que você esteja seguro no seu interior, De uma olhada num espelho, seus cabelo vao branquear os dentes vao cair e o espelho revelara QUE VOCE TERA FIM COMO MILHARES QUE PENSAVAM QUE NUNCA MORRERIAM. Cade cantor cazuza? Cade Raul seixas? Cade os bichão da goiaba, que se levantaram contra Deus? "pensador, usa sua cachola e pensa" você NAO E NADA SEM DEUS; Alias você e po e ao po voltara. Pense.

      Excluir
    2. Você defende suas crenças eu entendo mas não pode contestar uma experiência da qual você não compartilhou... Eu também fui evangélico por muito tempo e a bíblia nunca me convenceu. Fé cada um tem á sua e cada um vai defender a sua. Agora,eu admiro pessoas lúcidas que são capazes de quastionar e não se deixa levar por crenças sem fundamento e é bem isso aí que vc fez que as religiões fazem com as pessoas,elas botam o terror,tenta através do medo prender as pessoas mas Jesus disse? E conhecereis a verdade e a verdade vos libertará

      Excluir
  17. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  18. Foi Moisés quem escreveu, disso não há dúvidas, é o próprio Deus quem o reconhece.
    Nem o Catecismo do Sagrado Magistério afirma o contrário, apenas diz que pode ter havido vários autores, mas se pode ter havido, também pode não ter.
    A tradição da Igreja Católica ensina que Moisés escreveu os 5 primeiros Livros.
    O que se pretende fazer com esta pertença façanha arqueológica, sob uma capa científica, é esvaziar o sentido da Escritura e reduzir o seu conteúdo a uma fábula artificialmente composta.

    ResponderExcluir
  19. A verdade é que sabemos quase nada de tudo nasso intendimento é progressivo a partir do nascimento e até os dias de hoje só conseguimos avançar materialmente e biológica menta e é pouco para vasta necessidades do homem, falando ao groso modo. E o fato é que podemos fazer pele, pulmão, coração, entre outros até mesmo um corpo artificial o problema esta e que não sabemos de onde tirar uma alma para colocar ali. Tem uma parte de nos que não conhecemos e isto e de uma superioridade sem igual comparado ao raciocínio Humano. talvez Por isso muitos pensadores renomados e poetas entram em estado de depressão tiram sua propiá vida, E autoridades no meio cristão fazem o mesmos e os mais preguiçosos que não estuda e não lê acaba se desviando por procurar manter o pensamento de auguem é mais pratico. A real é que a razão não explica o sobre natural existir nem o sobre natural veio explicar a razão, o fato é que o homem na sua totalidade vive intrínsecos corpo/matéria, alma/não existe personalidade igual no mundo todo,Espirito vivente.
    Negar isso seria como pensar comer uma maça gostar, secar a semente de maça e ao colocar na terra brota vida uma maceira com muitas maça e depois ignorar que mesmo que o seu núcleo de uma semente "morta" seca no sol passa gerar vida segundo a sua especie como diz a ciência e também em Gênese nos dias cri acional de Deus. Ou seja a ciência tem confirmado acada dia o que já esta escrito mais cada aria no seu campo de estudo. a minha tese são teses como as suas mais me cinto mais completo ao reconhecer uma parte que não de pende de da minha pesque para existir ela só É. Do que negar uma parte de mim e intender que tudo veio do nada a minha vida é só para trabalhar aqui sem sentido algum e morrer.

    Gênesis não ensina que a Terra e o Universo foram criados em seis dias de 24 horas apenas alguns milhares de anos atrás

    Quando foi o “princípio”?
    O relato de Gênesis começa com esta simples e poderosa declaração: “No princípio Deus criou os céus e a terra.” (Gênesis 1:1) Muitos eruditos bíblicos concordam que essa declaração se refere a uma ação à parte dos dias criativos, que são relatados a partir do versículo 3. As implicações disso são profundas. De acordo com as palavras iniciais da Bíblia, o Universo, incluindo nosso planeta Terra, já existia por um tempo indeterminado antes do início dos dias criativos.

    Os geólogos estimam que a Terra já existe há 4 bilhões de anos, e os astrônomos calculam que o Universo pode ter até 15 bilhões de anos. Será que esses cálculos — ou possíveis ajustes futuros a eles — contradizem Gênesis 1:1? Não. A Bíblia não especifica a idade exata ‘dos céus e da Terra’. A ciência não contradiz o texto bíblico.

    Qual foi a duração dos dias criativos?
    Que dizer da duração dos dias criativos? Será que tinham literalmente 24 horas? Alguns afirmam que, pelo fato de Moisés (o escritor de Gênesis) mais tarde ter se referido ao dia após os seis dias criativos como modelo para o sábado (dia de descanso) semanal, cada um dos dias criativos deve ter durado literalmente 24 horas. (Êxodo 20:11) Será que a fraseologia de Gênesis apoia essa conclusão?

    Não. O fato é que a palavra hebraica traduzida “dia” pode significar vários períodos, não apenas um de 24 horas. Por exemplo, quando resumiu a obra criativa de Deus, Moisés referiu-se a todos os seis dias criativos como apenas um dia. (Gênesis 2:4) Além disso, no primeiro dia criativo, “Deus começou a chamar a luz de Dia, mas a escuridão chamou de Noite”. (Gênesis 1:5) Aqui, apenas uma parte do período de 24 horas é definida pelo termo “dia”. Com certeza não há base nas Escrituras para declarar arbitrariamente que cada dia criativo foi de 24 horas.

    ResponderExcluir
  20. Lá por volta de 1473 a.c. Moisés escreve que a terra esta suspensa sobre o nada (Jó 26.7). E só por volta de 200 anos depois filosofo Pitágoras sugere o mesmo.
    por volta 732 a.c. Isaías escreve que a terra é um circulo, E só depois de 3,000 filósofos como Isaque Nilton vai falar o mesmo. E muitas outras vamos encontrar na bíblia.
    Isso me lembra uma pergunta filosófica de Jesus que "Pois, qual é mais fácil? dizer: Perdoados te são os teus pecados; ou dizer: Levanta-te e anda?Mateus 9:5".
    E eu pergunto qual é mais fácil acreditar que existe uma fonte maior poderosa o qual não esta preso ao passado ou presente e passou estas informações a um homem comum. Ou que o homem foi contra tudo o que não se acreditavam na época e morreu por sustentando essa narrativa. ou mera sorte ou adivinhação.
    A questão é que exite informações muito precisas sem falar na época em que se vivia homem nem um era e nem é capas até os dias de hoje escrever desta maneira precisa como aconteceu e como vai acontecer se foi Moisés que escreveu e um mero detalhe. mais fico com a Espiração de Deus sobre Moisés que tem todos os requisitos para isso.

    ResponderExcluir
  21. Disse Deus haja luz e houve luz, chamou Deus a luz de dia e as trevas de noite e houve tarde e manhã o 1 dia ?
    Opa! Tarde e manhã? Ou seja era só trevas =noite =período da tarde,
    Luz=dia=período da manhã
    Ou seja quanto tempo demora a tarde e amanhã? Ou o dia e noite? São 24 horas entáo a cada tarde e manhã era um período de 24 horas e sim 6 dias literais

    ResponderExcluir
  22. Reparem nas palavras tarde e manhã, se atribuímos a Moisés a escrita então Moisés viu na visáo que o período da criação de um dia pro outro demora uma tarde e manhã. É por isso que ele dia tarde e manhã. Te faço uma pergunta pra vc que até que os dias da criação não foram literais. Porque Deus criou o sol? A lua? E as estrelas? ==`` para fazerem separação entre o dia e a noite , leia o texto com calma e sem debates, leia pra saber a verdade para adquirir luz , conhecimento se há vc sempre será alguém que vai se debater na própria ignorância e nunca vai saber a verdade. Se o sol foi colocado para fazerem separação entre o dia e a noite entáo fica claro que quando o sol se põe entáo entra agora a éra das trevas=noite , ou seja um período exato de 12 horas sol e 12 horas lua= dia e noite=24 horas

    ResponderExcluir


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros