25 de novembro de 2012

Li: Introdução Bíblica

"Não se aparte da tua boca o livro desta lei; antes medita nele dia e noite ..."
(Josué 1:8)

Por Leandro Duarte

Indispensável. Em Introdução Bíblia Norman Geisler e William Nix abordam e aprofundam (ainda que o título traga a palavra Introdução) a questão da Bíblia. Está inclusive entre os livros acadêmicos da Editora Vida.

Clique na imagem acima para comprar o livro
Já no início, os autores abordam o assunto da inspiração dos textos bíblicos, respondendo às seguintes perguntas: O texto é inspirado por Deus ou apenas os homens que escreveram é que o são? Afinal, o que vem a ser a inspiração da Escrituras, citada em II Timóteo 3:16?

Os autores ainda mostram, no decorrer do livro, os fundamentos nos quais estão baseados os cânones do Antigo e do Novo Testamento, segundo o respaldo histórico e a vontade divina, e porque mais nenhum livro pode ser adicionado à eles. E vão além: apresentam a questão dos livros apócrifos, pseudepígrafos e porque os primeiros pais da igreja (ou os profetas do Antigo Testamento) os rejeitaram completamente.

Vale ressaltar também que o livro trata de como os textos originais (chamados autógrafos) foram transmitidos, como podemos ter a certeza de que o texto não foi corrompido ao longo do tempo e quais as traduções feitas, desde a Septuaginta até a bíblia em Português traduzida por João Ferreira de Almeida.

É pertinente apontar também que o livro, por ser de conteúdo puramente acadêmico e dotado de muitas informações, pode se tornar maçante, não pelo assunto, mas pela quantidade de informações. 

Enfim, é uma excelente pedida para aqueles que têm duvidas quanto a veracidade da Bíblia, quanto à sua inspiração e quanto à sua inerrância. Como dito H. L. Hastings:
"Durante dezoito século os incrédulos têm refutado e atacado esse livro e, no entanto, e está hoje firme como uma rocha. Aumenta sua circulação, é mais amado, apreciado e lido do que em qualquer outra época. Com todos os seus violentos ataques, os incrédulos conseguem fazer nesse livro o mesmo que uma pessoa, com um prego para tachinhas, consegue fazer nas pirâmides do Egito. Quando o monarca francês propôs a perseguição aos cristãos em seu território, um idoso estadista e militar lhe disse: 'Majestade, a Igreja de Deus é uma bigorna que tem gasto muitos martelos'. De modo que os martelos dos incrédulos têm, durante séculos, desferidos golpes nesse livro, mas os martelos se gastaram e a bigorna ainda está inteira. Se esse livro não fosse o livro de Deus, os homens teriam-no destruído há muito tempo. Imperadores e papas, reis e sacerdotes, príncipes e governantes, têm todos eles tentado destruí-la. Eles morrem e o livro sobrevive."

Recomendado! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros