30 de agosto de 2013

8 argumentos contra o Naturalismo

por Leandro Duarte


Essa postagem tem um caráter mais filosófico, portanto se quiser ficar mais inteligente, dá uma lida! Se não quiser, dá uma lida mesmo assim! :B

Naturalismo é aquela ideia ou crença contrária a tudo que é espiritual ou sobrenatural. É um conjunto de premissas filosóficas que afirmam que apenas as leis e as forças naturais operam no mundo. Em extensão, é a ideia ou crença de que nada existe além do natural. Um dos principais expoentes dessa corrente filosófica foi o escocês David Hume (o cara que está com os olhos arregalados na imagem acima).

20 de agosto de 2013

Calculando a probabilidade da existência de Deus (William Lane Craig)

Traduzido por 
Leandro Duarte

Dr. Craig, sou um leitor de longa data, minha esposa e eu pessoalmente adoramos seu livro "Em Guarda" e meus filhos gostam da série "What is God Like". Minha entediante pergunta nasceu de uma frustrante conversa com um colega ateísta. Ela definitivamente afeta outros ao meu redor, e inclusive a mim, e eu não consigo encontrar nada em seus livros, ou no site, que me ajude a responder à questão de a probabilidade para que Deus exista seja zero.

Ele diz que quando você quer encontrar a probabilidade de um evento ocorrer, simplesmente divide o evento pelo total de todos os eventos. Um exemplo simples seria a da probabilidade de se conseguir 1 ao rolar um dado de seis lados, que no caso seria 1 (o evento que você quer) dividido por 6 (todos os possíveis eventos). Então quando você quer saber a probabilidade de que qualquer deus exista, você simplesmente divide a sua escolha por todos os possíveis outros eventos. Desde que você não tem nenhum prova que indica que qualquer deus é mais provável do que qualquer outro deus, isso te dá um número infinito de possíveis eventos. Então fazendo a probabilidade, você tem 1 dividido por infinito que resulta em zero. Quando questionado que infinito é uma constante incorreta a ser usada ele me respondeu: "Ok, por que o infinito é o número errado a ser usado? Você tem alguma prova para determinado deus que ninguém parece saber? Se não, então como é que nenhum outro deus pode ser igualmente provável? Isso não é ciência profunda, é lógica básica. Como eu não tenho como provar que eles existem, posso criar novos deuses todos os dias. Por definição, quando algo é improvável, possui infinitos conjuntos de casos. Novamente, é apenas lógica básica."

Jason
Estados Unidos

11 de agosto de 2013

21. Legislando a Moralidade (com Frank Turek)


Por Leandro Duarte
convidado especial dessa vez, Frank Turek, nos explica o que de fato é legislar a moralidade.

Parceiros