4 de julho de 2013

Li: Cristianismo Puro e Simples

"Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego." (Rm 1:16)

C. S. Lewis é C. S. Lewis. Não me surpreenderia se encontrasse este livro na minha estante de favoritos antes mesmo de começar a lê-lo. 

Este livro na verdade, como diz em seu prefácio, é uma transcrição de vários programas de rádio que a BBC de Londres chamou C. S. Lewis para fazer na época da guerra. A ideia era apresentar o Cristianismo tal como ele é, sem puxar sardinha para qualquer denominação: Anglicana (que é a seguida pelo autor), Católica, Metodista ou Presbiteriana. Bem, se você procura um livro que te ajude a reforçar seu ponto de vista presbiteriano por exemplo, leia outro. Este se limita a ficar no denominador comum entre as qua
Clique para comprar o livro
tro acima.

Como um "relutante convertido" do ateísmo, C. S. Lewis nos apresenta o evangelho partindo do ponto que todos os homens possuem uma Lei Moral dentro de si, que os impele (mas não obriga) a fazer aquilo que é o certo e nem sempre aquilo que lhe dá mais prazer, ou mais lucro. Ele chega até o Deus do Cristianismo não a partir do que a Bíblia nos mostra, mas a partir da caminhada que ele percorreu enquanto ateísta. Essa é a primeira parte do livro.

Na segunda parte ele nos apresenta no que acreditam os cristãos, começando com as concorrentes visões sobre Deus, até nos mostrar que todos precisamos de um Salvador - e porque esse Salvador também precisava ser plenamente homem e plenamente Deus. Na terceira e quarta partes ele se aprofunda na vida cristã e na doutrina da Trindade.

O livro é de leitura bem fácil - há momentos que parece que o autor está conversando com você, é recheado de exemplos que reforçam como o Cristianismo é mais concernente com o que vivemos no mundo do que pensamos, e muitas vezes, utiliza de lógicas surpreendentes (mas não monótonas).

Recomendadíssimo para todos - cristãos e, principalmente, não-cristãos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros