29 de novembro de 2011

Aprofundamento [4]: Qual a idade da Terra?

Mas, amados, não ignoreis uma coisa, que um dia para o Senhor é como mil anos, e mil anos como um dia.
 [II Pe 3:8]

De acordo com estudos científicos estima-se que a Terra tenha aproximadamente 13,6 bilhões de anos. Isso não seria contra o que ensina a Bíblia?


Não, não seria. Biblicamente encontramos no primeiro capitulo de Gênesis, Deus realizando a cada dia determinada tarefa sobre a criação da Terra. No quinto dia, por exemplo, Deus cria os répteis, aves e a vida marinha.


O problema aqui é que os dias expressos em Gênesis não necessariamente precisam ser dias de 24 horas, até porque o sol e a lua aparecem apenas no quarto dia da criação, pressupomos então que não havia o período de 1 dia como é atualmente.

Não sabemos também quanto tempo durou desde a criação do homem até sua queda, visto que somente a partir daí a morte passou a atingir os seres humanos [Gn 2:17].

No vídeo abaixo, o dr. William Lane Craig, um dos principais apologistas contemporâneos, responde com outros argumentos a mesma questão:




Fonte:
Créditos ao pessoal do blog Deus em Debate
pela tradução e postagem do vídeo

2 comentários:

  1. Por que não explicar a idade da terra usando a mitologia grega, nórdica, egipcia ou então o Livro do Senhor dos Anéis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Anônimo, obrigado por comentar!

      Então, a pergunta da postagem é: Existe contradição entre a Bíblia e a ciência sobre a idade da Terra?

      Não estamos EXPLICANDO aqui a idade da Terra através da Bíblia. Apenas averiguando se há uma incompatibilidade entre esta e aquela.

      É impossível explicar a idade da Terra através da Bíblia, pois como disse o dr. William Lane Craig: "Isso é interessante, porque não existe um relato bíblico sobre a idade da Terra. Não há nada em Gênesis ou em qualquer lugar da Bíblia dizendo que idade o Universo tem."

      PS.: Desculpe, não sei se você chegou a ler O Senhor dos Anéis, porque lá não tem nada escrito a respeito da Terra (do nosso planeta), visto que toda a história se passa em um "mundo paralelo" - a Terra Média - e narra apenas o episódio do Anel. A criação da Terra Média (não do nosso planeta Terra) é registrada em um outro livro do mesmo autor, o Silmarillion, logo não poderíamos usá-lo como base para nada.

      Um abraço!

      Excluir


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros