27 de outubro de 2011

Tipificações de Jesus no Antigo Testamento



No Antigo Testamento, Jesus ainda não tinha nascido como homem e a aliança perpétua estabelecida na cruz ainda não tinha sido consumada aos homens. Mas ainda assim vemos Jesus tipificado em diversas passagens.

Um deles é o episódio da Arca de Noé, descrito em Gênesis 7.

Deus havia visto que a iniquidade se multiplicara na Terra, e isso desagradou muito seu coração. Apesar de ter dado algum tempo para os homens se arrependerem dos seus pecados e voltarem-se para seu Criador (assim como o tempo que Ele tem dado ao mundo até a volta de Jesus), ninguém o fez, exceto um homem chamado Noé, o único integro perante Deus. 


Deus levantou este homem para que construísse um grande barco (aproximadamente 133m de comp. x 22m de largura x 13,5m de altura), pois mandaria chuvas abundantes sobre a Terra, para limpá-la da iniquidade dos homens. Aqui vemos o juízo de Deus sobre todo aquele que não se arrepender dos pecados e voltarem-se para Ele, figura explícita de um Salvador que nos tirará da morte. No Novo Testamento, a tipificação das chuvas é clareada com a figura do inferno, a separação e o juízo de Deus. Outra tipificação é que nada foge ao juízo de Deus, nada além do que Ele chamou sobreviveu ao dilúvio.


Mais a frente, após a entrada dos animais, está escrito que quem fechou a porta da arca foi o próprio Deus [Gn 7:16], uma tipificação que é traduzida no Novo Testamento como sabendo apenas Deus quando há de ocorrer o Juízo Final.


Noé foi salvo apenas porque ele obedeceu a vontade de Deus e seguiu aquilo que Ele mandou. O arca é a tipificação de Jesus, a única maneira pela qual Noé e sua família puderam ser salvos, não houve outro caminho que os levasse, apenas o ensinado por Deus.


Ainda vemos que a família de Noé também foi salva, e Deus tinha apenas relação com Noé. Pela misericórdia de Deus e pela promessa revelada no Novo Testamento a família dele também alcançou a salvação [At 16:31].


Leandro Duarte

2 comentários:

  1. Adorei...
    Me orgulho muito de você meu filho!
    Deus o abençõe!

    ResponderExcluir
  2. Gostei muito desse post cara... muito interessante a relação que vc fez.

    Deus o abençoe!!!

    ResponderExcluir


Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Parceiros